III. ASPETO FILOSÓFICO E DOUTRINÁRIO

Scientology é baseada nas obras de L. Ron Hubbard. Os Scientologists reconhecem as obras e investigações de seu criador, filósofo e humanitário L. Ron Hubbard, como a única fonte das Escrituras da religião.

Tendo começado com Dianética (ver Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo, 1950), a evolução de Scientology apresenta enormes semelhanças com a maioria das religiões, incluindo o cristianismo, o judaísmo, o islão e o budismo. A sua história é de descoberta ou «revelação» sistemática das «verdades filosóficas» básicas que progridem passo a passo e levam à construção de um corpo doutrinário completo.

Com Dianética, o seu fundador procura aliviar o Homem dos sofrimentos que a mente produz no corpo e na vida dos Homens.

Durante alguns anos Dianética tem sido a ferramenta usada pelos seus seguidores para atingirem o estado de Clear. Este estado, que o próprio livro define, significa um importante avanço na erradicação das condições de sofrimento indesejado e eleva o ser humano a uma categoria na qual ele pode experimentar melhor o seu próprio Eu espiritual (chamado Thetan). Se analisarmos isto em profundidade, as experiências místicas, Nirvana e outros estados espirituais descritos na maioria das religiões, podem ter andado a procurar o mesmo estado espiritual que os scientologists procuram no estado de Clear.

Posteriormente, quando estudava as manifestações de muitas pessoas que já tinham alcançado Clear, Hubbard descobriu que existia uma prova clara da existência de um ser espiritual e, além disso, que a própria pessoa era um ser espiritual, imortal e com enormes potencialidades que tinham sido canceladas pelos sofrimentos e experiências da «espiral constante» de vida, morte do corpo, corpo novo.

Ele desenvolveu uma tecnologia espiritual que leva a «libertar» o Ser (o thetan) dessa espiral e lhe devolve a sua consciência completa e a sua liberdade espiritual. Desta forma, ele desenvolveu os princípios e práticas de aconselhamento espiritual (chamado audição) que levam aos mais altos estados de consciência e de ser, chamados níveis de OT (OT: Thetan Operante, porque ele não tem a necessidade compulsiva de estar num corpo e pode operar sem um corpo).

Tudo isto é explicado em passos claros que são delineados na rota (A Ponte) em direção à «Liberdade Total». A ênfase dada em todas as Escrituras ao conhecimento do próprio Ser e também à vida, a Deus e às relações do Homem com os diferentes universos em que ele age (o universo material ou físico e o universo espiritual ou theta) deve ser notada como importante.

Desta crença procedem duas atividades fundamentais dos scientologists no seu caminho para a salvação espiritual: o estudo das verdades da vida de acordo com as Escrituras de Scientology (treino) e a libertação (audição) dos sofrimentos ou das aberrações que impedem o thetan de agir como ele mesmo e que o fazem agir de maneira irracional ou prejudicial tanto para si como para os outros. (Veja O Que é Scientology?)

Além de um enorme volume de materiais técnicos para os ministros da Igreja de Scientology, existe um extenso índice de materiais e livros de referência para os estudantes desta religião. Os seguintes livros são particularmente importantes e descrevem as verdades básicas de Scientology:

Scientology: Os Fundamentos do Pensamento

Scientology 0-8

Scientology 8-8008

Scientology: Uma História do Homem

Dianetics 55!

Scientology: Uma Nova Perspetiva sobre a Vida

Ciência da Sobrevivência

O Manual de Scientology

Um aspeto fundamental é que os scientologists definem a sua religião como «uma filosofia religiosa aplicada, que permite à pessoa saber mais sobre si mesma e sobre a vida».

L. Ron Hubbard dividiu a vida nas suas oito manifestações fundamentais, sendo cada uma delas um impulso para a sobrevivência da pessoa, a sua força vital direcionada para um objetivo de melhoramento. Ele deu-lhes o nome de «oito dinâmicas», devido ao facto de estes serem os impulsos dinâmicos da vida:

A primeira dinâmica é o impulso para a sobrevivência da pessoa como ela própria.

A segunda dinâmica é o impulso em direção à sobrevivência no sentido sexual: o casal, a família e a criação e educação de crianças.

A terceira dinâmica é o impulso para a sobrevivência de grupos ou como um grupo, incluindo aqueles de que o indivíduo faz parte (amigos, negócios, clube, nação, raça).

A quarta dinâmica é o impulso para a sobrevivência da Humanidade ou como Humanidade.

A quinta dinâmica é o impulso para a sobrevivência das espécies vivas (animais, plantas) ou como um ser vivo.

A sexta dinâmica é o impulso para a sobrevivência do universo físico ou como o universo físico.

A sétima dinâmica é o impulso para a sobrevivência dos seres espirituais ou como um ser espiritual.

A oitava dinâmica é o impulso para a sobrevivência do infinito ou como parte do infinito. Esta é a dinâmica do Ser Supremo ou Deus para os Scientologists.

Nestas oito manifestações da vida estão contidas as áreas em que a pessoa tem de progredir espiritualmente e agir, mantendo um comportamento ético (que não prejudique as dinâmicas) para alcançar o melhoramento espiritual. O bom e o mau são definidos pelos scientologists em função do benefício ou do dano que causem às dinâmicas. O bem absoluto seria aquele que ajuda todas as dinâmicas e o mal absoluto aquele que prejudica todas as dinâmicas. Naturalmente, haveria pontos intermédios de bem e de mal que se situariam numa escala de gradientes na medida em que beneficiem ou prejudiquem, mais ou menos, algumas das dinâmicas, considerando que todas as dinâmicas têm o mesmo nível de importância. (Veja Introdução à Ética de Scientology)

A preocupação com os aspetos éticos e morais é de suma importância na doutrina da Scientology. As referências a estes conceitos em diferentes livros de referência são incontáveis, e também existem publicações completas dedicadas ao assunto, tais como a já mencionada ou O Caminho para a Felicidade, o Código de Honra, o Código do Auditor e o Código de um Scientologist. (Veja o Manual para Preclears)

Eles sentem que as suas capacidades aumentaram, as suas perceções melhoraram e que eles têm um conhecimento renovado de si mesmos, da vida e de Deus.

Levando em conta que para os scientologists a pessoa é um ser espiritual imortal, o seu comportamento em cada uma das suas diferentes vidas tem uma grande importância, não só para o benefício das suas dinâmicas, mas também para poder alcançar um aperfeiçoamento espiritual completo. Que estamos neste mundo para elaborar a nossa própria salvação é uma declaração de L. Ron Hubbard no vídeo Introdução a Scientology.

Os próprios Scientologists declaram que experimentaram uma melhoria real e uma liberdade espiritual tanto através do estudo (treino) como através do aconselhamento espiritual (audição). Eles descrevem as suas «vitórias» como verdadeiras libertações de massa, conflitos, ignorância e atitudes e sentimentos indesejados. Eles sentem que as suas capacidades aumentaram, as suas perceções melhoraram e que eles têm um conhecimento renovado de si mesmos, da vida e de Deus.

O Credo da Igreja de Scientology define o seu sistema de crenças que une os seus crentes com o sentido máximo da vida. Este credo sublinha a dignidade do Homem, os seus direitos inalienáveis e inegáveis; define a fraternidade natural do Homem e reconhece a natureza espiritual do indivíduo no seu esforço na direção do infinito, permitindo apenas a Deus o «direito» de agir em relação à liberdade e à sabedoria dos homens.

Este credo fornece um propósito claro para as práticas de auditar e treinar como meios para alcançar a salvação espiritual que os scientologists promulgam no seu credo.

IV. O Aspeto Ritual ou Místico
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