Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

III.
PRÁTICAS RELIGIOSAS

Em termos de práticas religiosas, Scientology possui formas típicas de cerimonial religioso que são encontradas entre as religiões do mundo, ou seja, a iniciação ou baptismo (a que se chama «nomear» por Scientologists), casamento, funerais, etc. No entanto, uma prática religiosa central exclusiva de Scientology é a audição, que pode ser comparada com os níveis progressivos de meditação entre católicos romanos, budistas e Vedantists Hindu. Concomitantemente com a audição há o treino de Scientology do qual vou discutir em pormenores no parágrafo III (b).

(a) A audição é um tipo de processo de instrução religiosa pelo qual guias espirituais (ministros de Scientology treinados) levam seguidores através dos estados de iluminação espiritual. Os Scientologists acreditam que por passar ativamente através deste processo gradual de audição, eles ajudam a libertar a alma, ou «thetan», do seu emaranhados padecimentos ou «engramas.» Os estágios de audição são chamados «graus» ou «níveis», e estes são mostrados na «Carta de Classificação, Gradação e Consciência» de Scientology. Esta carta mostra metaforicamente o período de tempo entre os níveis inferiores e níveis mais elevados da existência espiritual. Os Scientologists chamam a carta «A Ponte para a Liberdade Total» ou simplesmente «A Ponte». A Ponte detalha a continuidade espiritual, que vão desde negativa «não-existência» através de nível médio «comunicação», «esclarecimento», «capacidade» e finalmente para «Clearing», «Fonte», e por fim «poder em todas as 8 dinâmicas.» Grande parte da prática religiosa de Scientology é dedicado à audição e cursos de treino para o esclarecimento e o treino de auditores, que são os conselheiros espirituais da Igreja. Estes estágios graduados são extraordinariamente como os estádios e níveis de religiosos e de iluminação espiritual nos anotados tratados Cristãos Jornada da Mente a Deus pelo teólogo medieval Franciscano São Boaventura, e os Exercícios Espirituais por Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas. O objetivo espiritual de audição é tornar-se «Clear» de «engramas» e depois para tornar-se um «Thetan Operante» (OT) de modo que é «causa», sobre a «vida, pensamento, matéria, energia, espaço e tempo». Embora não se oponham a consultar os médicos para doenças físicas, os Scientologists são firmemente contra o uso de drogas psicotrópicas que eles acreditam impedir em vez de ajudar a obtenção da cura mental e espiritual da alma.

(b) A outra prática religiosa central de Scientology é o treino, que envolve o estudo intensivo das escrituras da Igreja. Embora um aspeto importante do treino seja a educação de auditores individuais capazes de ministrar audição aos paroquianos, o treino de auditor tem igualmente uma componente importante individual e espiritual. Como discutido abaixo, este elemento espiritual está de acordo com a ênfase de Scientology e religiões orientais na adoração meditativa e instrutiva em vez de adoração em celebração que prevalece na maioria das religiões Ocidentais. A doutrina de Scientology declara que o treino proporciona metade do benefício espiritual que os paroquianos recebem ao subir A Ponte.

IV. Comunidade da Igreja
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO