V. Acusações Inconsistentes

Para além da hostilidade estimulada pelo simples facto de uma religião ser «nova» (em sociedades em que o pressuposto geral predominante é que a religião é necessariamente «antiga»), a variedade de novas religiões contemporâneas é tal que cada uma delas pode ser atacada por alguma característica específica sua. Tais acusações podem divergir ao ponto de pura incoerência. Assim, enquanto algumas novas religiões, que encorajam os seus membros a envolver-se nas principais atividades da vida corrente, atraem crítica porque segundo se diz parecem «estar a infiltrar-se» nas principais instituições sociais e empresas, outros grupos, que praticam o comunitarismo, são condenados pelo seu estilo de vida à parte da comunidade e por retirarem pessoas da sociedade corrente dominante. Uns são censurados pelas suas orientações hedonistas, e pelas suas atitudes permissivas quanto a sexualidade e consumo de drogas; outros não são menos condenados por induzirem os jovens a levarem um modo de vida altamente ascético. Numa época em que uma grande variedade de forças sociais estimula a rutura da família moderna, as novas religiões muitas vezes são escolhidas para enfrentar a acusação de que «fraturam famílias». Tais acusações são continuamente levantadas contra novos movimentos, talvez sem mais justificação do que quando acusações semelhantes eram levantadas contra movimentos monásticos em séculos passados.

VI. Oposição a Scientology
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