Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

I.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Obtive o Bacharelato de Artes magna cum laude em Psicologia da Universidade Hardin-Simmons, em 1955. Obtive o grau de Mestre em Teologia cum laude no Union Theological Seminary de Nova Iorque, em 1959. Doutorei-me em Religião e Filosofia na Universidade de Duke, em 1963.

Anteriormente, fui nomeado para desempenhar funções, a tempo inteiro, no Departamento de Filosofia na Universidade do Texas, em El Paso, de 1962 a 1965, tendo atingido a categoria de Professor Associado no Departamento de Religião, na Universidade de Trinity, de San Antonio, de 1965 a 1969, no Departamento de Estudos Religiosos da Universidade de Windsor de Ontário, Canadá, de 1969 a 1975, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático. Desde 1973, tenho desempenhado a função de Professor Catedrático de Estudos Religiosos na Universidade Metodista do Sul, sendo presidente do Departamento de Estudos Religiosos, desde 1975 até 1986 e desde 1993 até à presente data.

Sou membro de longa data em bons termos da Associação Americana de Professores Universitários, da Academia Americana de Religião, da Sociedade para o Estudo Científico da Religião, da Sociedade Teológica Americana, da Sociedade Canadiana para o Estudo da Religião, da Sociedade Teológica Canadiana, do Conselho para o Estudo da Religião, e tenho desempenhado funções públicas, presidido a comités profissionais ou servido em conselhos editoriais na maioria destas associações profissionais.

Sou filósofo de religião e cultura com competência especial nas religiões da era moderna. Como tal, interesso-me principalmente pelas formas de crença e prática religiosa em constante transformação, tanto nas principais correntes como nos movimentos mais recentes, uma vez que ambas respondem aos desafios e mudanças da vida moderna. Ensino, regularmente, uma variedade de cursos de licenciatura e de pós-graduação na área do estudo comparativo da religião no âmbito filosófico e das ciências sociais, na Universidade Metodista do Sul. Além disso, conduzo um programa de investigação científica e de publicação na minha área de especialização, tendo publicado cinco livros sobre o pensamento religioso moderno intitulados Radical Christianity (O Cristianismo Radical) (1968), H. Richard Niebuhr (1977), The Shattered Spectrum (O Espectro Destroçado) (1981), The Terrible Meek: Essays on Religion and Revolution (Ensaios sobre Religião e Revolução) (1987), e Dax’s Case: Essays in Medical Ethics and Human Meaning (O Caso de Dax: Ensaios sobre Ética na Medicina e Significado Humano) (1989), bem como numerosos artigos em publicações de excelente reputação, tais como Harvard Theological Review, Journal of Religion, Journal of the American Academy of Religion, Studies in Religion, Religion in Life, Religious Studies Review e Journal for the Scientific Study of Religion.

Enquanto especialista em religiões modernas, conduzi um extenso estudo académico sobre a Igreja de Scientology. Li a maioria dos principais textos teóricos escritos e publicados por L. Ron Hubbard, revi muitos dos boletins técnicos e administrativos e boletins preparados pelo Sr. Hubbard e pelos membros eclesiásticos e administrativos da Igreja e examinei exemplos representativos dos manuais de treino usados pelos professores e pelos alunos em vários cursos oferecidos pela Igreja. Também li alguns estudos académicos e jornalísticos da Igreja de Scientology. Para além disso, falei com praticantes de Scientology e visitei a sua Igreja na 46th Street e o seu Centro de Celebridades na 82nd Street na cidade de Nova Iorque, a sua Organização de Serviços de Flag, em Clearwater, Florida, e o seu centro de Celebridades em Dallas.

II. Incumbência
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO