Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

I.
QUALIFICAÇÕES

Atualmente estou empregado como Professor Adjunto de Estudos Religiosos na Universidade de Washington, St. Louis, Missouri, onde dou cursos de «Cristianismo no Mundo Moderno», «Novos Movimentos Religiosos na América», «Experiência Religiosa na América do Norte» e «Introdução à Religião do Mundo». Além disso, trabalho independentemente como escritor, editor, conferencista e consultor nos campos de teologia e religião. Sou um membro conceituado da Academia Americana de Religião. Anexo uma cópia do meu currículo.

Obtive um Bacharelato em filosofia em 1962 na Quincy University, Quincy, Illinois, um Bacharelato magna cum laude em 1966 na Harvard Divinity School, Cambridge, Massachusetts, e um Doutorado em Estudos Religiosos Especiais em 1981 na St. Michael’s College, Escola de Teologia de Toronto, Toronto, Ontário. O meu doutoramento incluiu uma investigação do aparecimento de novos movimentos religiosos nos Estados Unidos da América e no estrangeiro após a Segunda Guerra Mundial, com referência aos seus sistemas de crença, estilos de vida, liderança, motivação e sinceridade, condições de existência materiais e uso de terminologia religiosa. Como parte do doutoramento também estudei movimentos sectários antigos, tais como a comunidade Qumran, Orfismo, as religiões de mistério, ordens religiosas medievais e movimentos sectários. Fui bolseiro Fulbright em Filosofia e Religiões Antigas do Próximo Oriente na Universidade de Heidelberg durante 1966–67 e Bolseiro em Defesa Nacional de Línguas Estrangeiras (Título VI) em Línguas Semitas na Universidade da Pensilvânia durante os anos 1968–69.

Adicionalmente à minha formação académica em estudos religiosos, tive envolvimento pessoal intensivo na vida religiosa como frade na Ordem dos Frades Menores, popularmente conhecida como os Franciscanos. Entrei para o Seminário Preparatório com a idade de 12,5 anos. Com a idade de 18 anos tomei o hábito e entrei no noviciado para um ano de oração, meditação e silêncio. Com a idade de 19 anos, em 1958, tomei os meus primeiros votos temporários de pobreza, castidade e obediência. De 1958 a 1962 estudei filosofia e belas-letras. Em 1962 tomei os meus votos finais e solenes de pobreza, castidade e obediência, e depois disso comecei o meu estudo formal de teologia, incluindo as escrituras cristãs, teologia sistemática, ética, direito canónico, história da igreja e arqueologia, etc. O voto de pobreza significava que eu não possuía absolutamente nada, nem mesmo as roupas que trazia vestidas. Residi em três mosteiros diferentes em Illinois e Ohio e visitei muitos outros em todo o Meio Oeste. Em 1964 decidi deixar o mosteiro. Segui todos os procedimentos canónicos para a partida legal e recebi dispensa dos meus votos diretamente do Papa Paulo VI em 1965. Continuo um praticante da Igreja Católica Romana. Como frade, experimentei um tipo de ambiente de vida religiosa muito semelhante ao que os membros da Organização do Mar têm em termos de estudo, disciplina e compromisso.

Antes da minha posição atual na Universidade de Washington, ensinei na Universidade de St. Louis, St. Louis, Missouri, onde fui Diretor Graduado do Mestrado em Religião e Educação e dei conferências sobre «A Experiência Religiosa Americana» em 1977–79, na Universidade de Toronto, Ontário, onde fui Tutor em Religião Comparativa em 1976–77, St. John’s College, Santa Fé, Novo México, onde fui Tutor no Programa de Grandes Livros de 1970 a 1975, LaSalle College, Filadélfia, Pensilvânia, onde fui Palestrante de Estudos Bíblicos e Antropologia de Religião em 1969–73 (sessões de verão ), Boston College, Chestnut Hill, Massachusetts, onde fui Palestrante em Estudos Bíblicos em 1967–68, e Newton College of the Sacred Heart, Newton, Massachusetts, onde fui Palestrante em Estudos Bíblicos.

Desde 1968, escrevo, dou conferências sobre os movimentos religiosos emergentes na América do Norte e noutros lugares durante os séculos XIX e XX, incluindo Great Awakening (Grande Despertar), Shakerism (Shakers), Mormonismo, Seventh Day Adventism (Adventismo do Sétimo Dia), Testemunhas de Jeová, New Harmony, Oneida Community, Brook Farm, Unification Church (Igreja da Unificação), movimento Hare Krishna e Igreja de Scientology. Tenho dado frequentemente conferências sobre o assunto de novas religiões em faculdades, universidades e conferências profissionais nos EUA, Canadá, Europa, Japão e República da China. Também já prestei depoimento perante o Congresso dos EUA, Assembleia de Nova Iorque e Assembleias Legislativos de Ohio, Illinois e Kansas sobre diversos aspetos dessas religiões tradicionais e novas religiões dos nossos dias, sobre as quais possuo conhecimento de longa data em primeira mão. Em vários locais e casos de tribunal dei opinião e testemunho sobre a Holy Spirit Association for the Unification of Christianity (Igreja da Unificação), Igreja de Scientology, Hindu Vaisnavites (Hare Krishna), WICCA, Bruderhof, Christian Militia, Anabaptist Amish, Christian Pré-millennialists, Rastafarians e outros.

Estudei a Igreja de Scientology em profundidade desde 1976, incluindo o seu vasto corpo de escrituras. Através de visitas a Igrejas de Scientology e centros em Los Angeles, Gilman Hot Springs, Califórnia, Clearwater, Florida, St. Louis, Portland, Oregon, Toronto e Paris, familiarizei-me com o funcionamento da religião no dia a dia. Fiz numerosas entrevistas a membros individuais da Igreja de Scientology e observei o envolvimento dos Scientologists nas principais práticas religiosas da denominação. Também conheço bem a maior parte da literatura existente em Scientology, desde obras de sabedoria objetiva até relatos jornalísticos e até comentários simpatizantes, tanto favoráveis como desfavoráveis. Com base neste estudo compreensivo e à luz da minha formação académica e da minha experiência profissional continuada, formulei as opiniões expressas abaixo.

F. E-Metro
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO