Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

IV. O ASPETO RITUAL OU MÍSTICO

Parte das práticas que são descritas nesta secção já foram descritas no capítulo anterior (treino e audição), consequentemente vou concentrar-me mais sobre o que se pode entender por cerimónias e rituais.

Estes estão reunidos no Livro de Cerimónias da Igreja de Scientology. Apesar de o próprio fundador colocar Scientology na tradição das religiões orientais, herdeiras do budismo e dos Vedas, ela tem no entanto cerimónias que, em grande medida, recordam uma das religiões ocidentais. Este é o caso os Serviços Dominicais e das Cerimónias Matrimoniais.

Porém, devido à sua tradição, ela possui ritos diversos e muito pessoais que, embora evoquem a tradição judaico-cristã, se mostram completamente coerentes com o corpo de crenças de Scientology. Refiro-me à Cerimónia de Batismo, à Cerimónia de Reconhecimento e ao Serviço Fúnebre. De acordo com a crença na imortalidade do thetan, os scientologists conduzem essas cerimónias para dar um nome ao novo corpo do Ser que chegou, para acolher o Ser no seu novo corpo e na sua nova família ou para dizer adeus a um Ser que abandonou o seu corpo para procurar um novo corpo e para tentar ajudá-lo a orientar-se na nova situação em que se encontra.

Todas essas cerimónias são realizadas sob os auspícios de um ministro ordenado, ou pelo capelão da igreja, e os membros da comunidade de Scientologists participam nelas ativamente com regularidade.

V. O Aspeto Organizacional
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO