Três décadas de crescimento da população prisional dos EUA levou a nação a um limite preocupante: 1 em cada 100 adultos nos Estados Unidos está preso atrás das grades. A população prisional total é agora de
O programa Criminon funciona em mais de 2100 instituições penais em cerca de 38 nações. Formada em grande parte por voluntários, a Criminon também treina o pessoal das instituições prisionais para a entrega dos programas de reabilitação no local. Os serviços da Criminon também se alargam a esquadras de polícia, centros de correcção e programas para prevenção de crime — tudo o que é necessário para um mundo sem crime.
Os polícias em Mexicali, México, são treinados no livro que é o fulcro do programa, intitulado O Caminho para a Felicidade, o código moral de senso comum.
Nas prisões indonésias onde o programa Criminon é levado a cabo a reincidência caiu para menos de 2%.
L. Ron Hubbard descobriu que a chave para a verdadeira reabilitação é restaurar o autorrespeito de um indivíduo. Para ajudar os presos a fazer exatamente isso, os alunos da Criminon estudam e aplicam os preceitos de O Caminho para a Felicidade.
Na Ilha Formosa, tal como em todo o mundo, os crimes relacionados com a droga aumentam a população prisional. Por esse motivo, o programa Criminon inclui um componente de educação sobre drogas para ajudar os presos a compreenderem e superarem a dependência.
A Criminon oferece programas em mais de 50 prisões sul-africanas, desde centros de correção até prisões de segurança máxima.