Os peritos mais proeminentes do mundo nos campos de religião comparada, história da religião, estudos religiosos e de sociologia concordam que Scientology é uma religião mundial. Devido ao seu interesse em religiões mundiais grandes e recentes, vários estudiosos ilustres publicaram inúmeros estudos, opiniões e artigos que testam Scientology contra uma lista de normas de religiões mundiais, segundo as quais eles julgam qualquer religião. Apesar de estes especialistas e estudiosos terem procedido a partir dos seus antecedentes culturais e método de análise únicos, todos eles concluíram independentemente que Scientology possui os elementos e características necessários a uma religião legítima.
A pesquisa objetiva sobre este assunto foi conduzida por mais de uma centena de peritos, incluindo os mais proeminentes e aclamados estudiosos de disciplinas inter‑relacionadas.
Milhões de Scientologists acreditam e adotaram sinceramente os princípios religiosos e práticas de Scientology. Para cada um destes indivíduos, Scientology é a religião deles e preenche as suas necessidades espirituais. Este é o teste mais importante de qualquer religião. Ainda assim, caso se dependa de fontes secundárias, não existe um único perito em religião em lado nenhum que não reconheça Scientology como uma religião.
Scientology, Ciência Social e a Definição de Religião
Mudança social e Novos Movimentos Religiosos
por
Emérito em Sociologia, Universidade de Oxford
A Igreja de Scientology
de Juha Pentikäinen, Marja Pentikäinen, Universidade de Helsínquia, Finlândia
A Relação entre Scientology e outras Religiões
por Fumio Sawada, Oitavo titular dos segredos de
A Natureza Religiosa de Scientology
por Geoffrey Parrinder, Ministro Metodista, Professor, Estudo Comparativo das Religiões, Universidade de Londres
Filosofia Religiosa, Religião e Igreja
por
SCIENTOLOGY: Uma Nova Religião
por
Apóstatas e Novos Movimentos Religiosos
por
Emérito em Sociologia, Universidade de Oxford
Scientology: Uma Análise e Comparação dos seus Sistemas Religiosos e Doutrinas
por
Emérito em Sociologia, Universidade de Oxford
A Fiabilidade dos Testemunhos Apóstatas sobre os Novos Movimentos Religiosos
por
A Organização do Mar e o seu Papel Dentro da Igreja de Scientology
Uma Breve Análise da Natureza Religiosa de Scientology
por
O Credo da Igreja de Scientology
por
Emérito em Sociologia, Universidade de Oxford
Scientology é uma Religião?
Scientology é uma Religião?
por
Tolerância Religiosa e Diversidade Religiosa
por
Emérito em Sociologia, Universidade de Oxford
Scientology é uma Religião na África do Sul
David Chidester, Professor de Religião Comparada, Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul
Scientology: Uma Religião Verdadeira
Urbano Alonso Galán, Professor de Filosofia e Teologia, Universidade Gregoriana de Roma
Scientology: Uma Forma de Autoidentificação Espiritual
de Michael Sivertsev, Academia das Ciências em Moscovo
Scientology: Uma Comunidade de Culto
por
Scientology e Definições Contemporâneas da Religião nas Ciências Sociais
por Alejandro Frigerio, Professor de Sociologia, Universidade Católica da Argentina, Buenos Aires
Scientology e o Islão um Estudo Análogo
por Fumio Sawada, Oitavo titular dos segredos de
Scientology e Religião
por Christian Vonck Reitor, Faculdade para o Estudo Comparado de Religiões, Antuérpia, Bélgica
Scientology: Uma Comparação com Religiões do Oriente e do Ocidente
por
Scientology, a sua Cosmologia, Antropologia, o Sistema de Ética e Metodologias
por Régis Dericquebourg Professor de Sociologia da Religião, Universidade de Lille III, França
Scientology, o seu Contexto Morfológico Histórico
por Dario Sabbatucci Professor de História das Religiões, Universidade de Roma
Scientology: A Sua Verdadeira Natureza
Harri Heino, Professor de Teologia, Universidade de Tampere, Finlândia
Scientology: As Marcas de Religião
por
OS AUTORES
Os autores destes estudos incluem os mais proeminentes estudiosos de religião, antigos e atuais, incluindo: Dr. Bryan Wilson, Professor Catedrático Emérito de Sociologia na Universidade de Oxford de 1963 a 1993; Dr. Geoffrey Parrinder, ex‑Professor de Religião na Universidade de Londres; Dr. James Beckford, Professor de Religião na Universidade de Warwick; Dr. M. Darrol Bryant, Professor de Religião e Cultura, Faculdade Renison, Universidade de Waterloo, Canadá; Dr. Regis Dericquebourg, Professor de Sociologia da Religião na Universidade de Lille III, França; Dr. Alejandro Frigerio, Professor Associado de Sociologia da Universidade Católica da Argentina, Dr. Frank K. Flinn, Professor Adjunto de Estudos Religiosos, da Universidade de Washington, Missouri; Sr. Fumio Shinto Sawada, Oitavo Titular dos Segredos de Yu‑Itsu Shinto; Sr. Professor Urbano Alonso Galan, Teólogo e Filósofo, Madrid; Professor Dario Sabbatucci, Professor de História das Religiões, Universidade de Roma; Professor Harry Heino, Professor de Teologia, Chefe de Pesquisa, Igreja Evangélico‑Luterana da Finlândia; Professor David Chidester, Professor de Religião Comparada, Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul; Professor Alan W. Black, Professor Associado de Sociologia, Universidade de Nova Inglaterra, Armidale, Nova Gales do Sul, Austrália.
O Dr. Bryan Wilson foi reconhecido, durante a sua vida, como um dos mais destacados estudiosos de novas religiões do mundo. Ele era um membro de All Souls College em Oxford e da British Academy. Ele pesquisou, publicou e palestrou durante cinquenta anos sobre o assunto de religião e novos movimentos religiosos por todo o mundo e forneceu opiniões peritas sobre o assunto de religião à Câmara dos Comuns e aos tribunais de Inglaterra. Ele estudou Scientology durante mais de 30 anos, visitou Igrejas de Scientology, leu volumes das Escrituras de Scientology e entrevistou inúmeros Scientologists. A sua ponderada conclusão exemplifica o ponto de vista académico internacional sobre a religião de Scientology:
“Scientology é uma religião legítima e deve ser considerada como tal… [Os Scientologists] percecionam as suas crenças e práticas como uma religião e muitos alcançam níveis de compromisso superiores aos que normalmente se encontram entre os crentes das religiões tradicionais.”
As descobertas científicas do Professor Wilson são partilhadas por muitos outros estudiosos da Alemanha, França, Bélgica, Finlândia, Suécia, África do Sul, Itália, Espanha, Rússia, Noruega, Dinamarca, Grécia, Holanda, Áustria, Argentina, Austrália, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Cazaquistão, Eslováquia, Hungria, República Checa, Eslovénia, Estados Unidos e de outros países. Os seguintes excertos são ilustrativos das opiniões destes peritos:
RECONHECIMENTOS RELIGIOSOS OFICIAIS INTERNACIONAIS
DA IGREJA DE SCIENTOLOGY
Além desta impressionante aceitação das credenciais religiosas de Scientology pelos estudiosos mais proeminentes do mundo, Scientology também foi oficialmente reconhecida como uma religião por centenas e centenas de decisões executivas, administrativas e jurídicas.
CONCLUSÃO
O estatuto de Scientology como uma religião mundial é inquestionável — tal como todos os qualificados e objetivos peritos académicos de religião concordaram. Scientology está totalmente desenvolvida em termos da sua teologia, prática religiosa e organização. O alcance e âmbito desta religião incluem mais de onze mil Igrejas de Scientology, missões e organizações afins em países por todo o mundo.
Scientology é uma religião contemporânea verdadeiramente inigualável — é a única grande religião que surgiu no século XX. Dado que Scientology aborda o espírito e a relação da humanidade com o universo e o Ser Supremo, esta não pode ser outra coisa senão uma religião, no sentido mais lato da palavra.
Este impressionante consenso de opinião académica formado por eruditos internacionais de pesquisa e educação religiosa foi formulado numa série de artigos académicos.
Estas apreciações peritas proporcionam uma compreensão aprofundada da comparação entre Scientology e outras religiões. Estas proporcionam uma visão geral académica da religião e das tradições ricas das quais Scientology provem. Estão disponíveis para estudo e revisão conforme listadas abaixo. Algumas destas apreciações estão contidas neste site e outras estão também contidas no livro Scientology, Teologia e Prática de uma Religião Contemporânea.
APRECIAÇÕES POR CATEGORIA
A Religiosidade em Geral
Religiosidade, Comparações entre Scientology e outras Religiões
Discriminação Religiosa, Tolerância e Diversidade
Práticas Religiosas; Serviços Congregacionais
O Estilo de vida da Organização do Mar