Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

III. A COMPOSIÇÃO DO HOMEM DE UM PONTO DE VISTA DE SCIENTOLOGY E FILOSOFIAS ISLÂMICAS

Tanto a filosofia Islâmica quanto a filosofia de Scientology concordam que o homem é composto de espírito, alma e corpo.

Allamah Sayyid Mohammed Husayn Tabatabai explicou melhor a posição Islâmica como se segue:

Aqueles que estão familiarizados até certo ponto com as ciências Islâmicas sabem que dentro dos ensinamentos do Livro Sagrado e as tradições do Profeta há muitas referências ao espírito e corpo, ou alma e corpo. Embora seja relativamente fácil conceber o corpo e o que é corpóreo ou que pode ser conhecido através dos sentidos, conceber o espírito e a alma é difícil e complicado.

As pessoas em discussões intelectuais, tal como os teólogos e filósofos, Xiitas e Sunitas igualmente, apresentaram diferentes pontos de vista sobre a realidade do espírito (ruh). No entanto, o que é em certa medida certo é que o Islamismo considera o espírito e corpo como duas realidades opostas uma à outra. O corpo através da morte perde características da vida e gradualmente desintegra-se, mas não é assim com o espírito. Em vez disso, a vida na sua origem e princípio pertence ao espírito. Quando o se espírito junta com o corpo, o corpo também deriva vida dele, e quando o espírito se separa do corpo e corta o seu vínculo com o corpo — o evento que é chamado morte — o corpo deixa de funcionar enquanto o espírito continua a viver.

O Sr. Hubbard descreve as partes do homem no livro Scientology: Os Fundamentos do Pensamento como se segue:

O homem individual é divisível em três partes.

A primeira delas é o espírito, que em Scientology se chama o THETAN.

A segunda destas partes é a MENTE.

A terceira destas partes é o CORPO.

Ele continua:

«As três Partes do Homem — o thetan, a mente e o corpo — são, cada uma delas, diferentes, mas influenciam-se umas às outras de forma marcada e contínua. Das três, a entidade superior é o thetan, pois sem o thetan não haveria nem a mente nem animação no corpo. Enquanto que sem um corpo ou uma mente, ainda existe animação e vida no thetan.

O thetan é a pessoa. Você é VOCÊ num corpo.

A partir de um ponto de vista de Scientology o thetan continua a viver depois da morte, uma vez que o thetan é imortal. Isto pode ser visto como estando muito de acordo com as crenças Islâmica do espírito.

Um sub-estudo de Scientology é Dianetics. Isto foi apresentado pela primeira vez como um estudo da mente, mas mais tarde como o desenvolvimento deste estudo cresceu, foi redefinido como um estudo de «aquilo que a alma está a fazer ao corpo.» Scientology posteriormente de forma similar foi redefinida como «O estudo e tratamento do espírito em relação a si mesmo, os universos e outras formas de vida.»

A partir de um ponto de vista de Scientology o thetan continua a viver depois da morte, uma vez que o thetan é imortal. Isto pode ser visto como estando muito de acordo com as crenças Islâmica do espírito.

As semelhanças foram posteriormente enfatizadas pela declaração do Sr. Hubbard: «Porém, à medida que os estudos têm progredido, tem-se tornado cada vez mais evidente que a atividade superior da vida é a do thetan e que na ausência do espírito, a vida deixa de existir.»

Assim, pode-se dizer que, o que é denominado espírito, alma e corpo, bem como vida e morte, têm muito acordo uns com os outros tanto nas filosofias do Islão quanto de Scientology.

IV. Ahlul-Bait — Explorar a Relação entre o Islamismo e Scientology
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO