II.
INCUMBÊNCIA

A Igreja de Scientology pediu-me para dar a minha opinião enquanto perito sobre dois temas gerais: (1) A incidência de apostasia nos novos movimentos religiosos e (2) A fiabilidade dos relatos que os apóstatas fazem das suas anteriores crenças e práticas religiosas. Estas duas questões são de importância crucial para a compreensão adequada dos novos movimentos religiosos, já que tais apóstatas são selecionados com frequência como informadores fiáveis acerca das suas crenças e práticas anteriores em denúncias nos meios de comunicação, e mesmo em estudos académicos de movimentos religiosos não tradicionais. Além disso, um número limitado de apóstatas tem apresentado pedidos de indemnização por perdas e danos, acusando as suas comunidades religiosas anteriores de práticas enganosas e fraudulentas ou de coação emocional ou física. Por sua vez, estes litigantes individuais têm sido chamados muitas vezes a testemunhar como peritos noutros casos contra novas religiões submetidos por agências governamentais ou por dissidentes hostis.

No passado, os apóstatas eram redondamente condenados por abandonarem a sua fé.

A atenção especial dada pelos meios de comunicação aos apóstatas de novos movimentos religiosos e ao seu recurso a tribunais para pedidos de indemnização por alegados danos sofridos às mãos dos seus grupos religiosos anteriores envolve uma profunda mudança na atitude do público e tratamento dos apóstatas neste século. No passado, os apóstatas eram redondamente condenados por abandonarem a sua fé. De facto, a ação punitiva levada a cabo contra o apóstata pelo grupo religioso rejeitado era muitas vezes reforçada pelo poder do estado. Pelo contrário, nos últimos anos é mais provável o apóstata levar a cabo uma ação punitiva contra o grupo religioso, por vezes com o apoio da lei. Os apóstatas dos novos movimentos religiosos são muitas vezes vistos como vítimas em vez de vira-casacas devido às histórias extremamente negativas que contam sobre o seu passado religioso. Porém persiste a dúvida sobre se as explicações dos apóstatas são relatos fiáveis das suas associações religiosas e atividades passadas.

O interesse especial da Igreja de Scientology na questão da fiabilidade dos apóstatas deve-se ao facto de ela ter vindo a ser alvo de «denúncias» nos meios de comunicação com base em apóstatas e litigância civil. A introduzir a discussão completa que se segue, é minha convicção, devido à minha experiência profissional e investigação académica, que o apóstata não deve ser aceite sem escrutínio pelos meios de comunicação, pela comunidade científica, pelo sistema judicial, ou por agências governamentais como uma fonte segura de informações acerca de novos movimentos religiosos. O apóstata deve ser sempre olhado como um indivíduo predisposto a fazer um relato preconceituoso das crenças e práticas religiosas das suas associações e atividades religiosas anteriores.

III. A Apostasia no Passado
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