SCIENTOLOGY É UMA RELIGIÃO?

GARY D. BOUMA, PH.D.

Foi-me pedida a minha opinião profissional sobre a seguinte questão:

A Scientology é uma religião? Tenho as seguintes qualificações profissionais relevantes para esta questão:

B.A. Faculdade de Calvino (Grego e Filosofia)

B.D. Seminário Teológico de Princeton (A Igreja e a Sociedade)

M.A. Universidade de Cornell (Sociologia)

Ph.D. Universidade de Cornell (Sociologia da Religião)

Estou ativo no estudo académico da religião há mais de uma década, com inúmeras publicações nessa área ao longo desse tempo, tendo presidido a simpósios sobre a definição de religião, e dado palestras sobre a sociologia da religião na Universidade de Dalhousie, na Universidade Estatal de Michigan e na Universidade de Monash.

Li vários livros sobre Scientology e visitei a igreja em Victoria. Baseando-me nestes documentos e nessa visita, a minha opinião profissional é que a Igreja de Scientology pode ser justamente categorizada como uma religião. Permitam-me detalhar.

Baseando-me nestes documentos e nessa visita, a minha opinião profissional é que a Igreja de Scientology pode ser justamente categorizada como uma religião.

Apesar de haver alguma controvérsia no estudo da religião relativamente à definição de religião, todas as definições em causa incluiriam, sem objeção, a Igreja de Scientology, as suas crenças e práticas, como uma religião. Os debates nesta área centram-se na utilidade de aplicar o termo religião a grupos que aderem a sistemas de pensamento que não têm um sistema de pensamento claramente especificado nem ancorado em e articulado à volta de um compromisso básico com um ser, princípio ou entidade sobrenatural. Tendo em conta que o credo de Scientology se centra em e flui claramente de um compromisso desse tipo, não haveria nenhuma dúvida entre os sociólogos de religião que em Scientology estão a lidar com uma religião.

Emile Durkheim, um dos pais fundadores da Sociologia da Religião, definiu a religião como «um sistema unificado de crenças e práticas relativas a coisas sagradas …que une numa única comunidade moral chamada igreja todos aqueles que as seguem».

Gerhard Lenski no seu influente estudo «O Fator Religioso», define religião como «... um sistema de crenças sobre a natureza da força ou das forças que, em última análise, dão forma ao destino do Homem e as práticas a isso associadas, partilhadas pelos membros de um grupo».

Se usássemos estas definições de religião, iríamos, certamente, concluir que a Scientology é uma religião.

Gary D. Bouma
30 de outubro de 1979

No momento em que escreveu isto, o Dr. Bouma estava na faculdade do Departamento de Antropologia e Sociologia, Universidade de Monash, Clayton, Victoria, Austrália.

IV. O Estatuto Religioso de Scientology
por Irving Hexham, Ph.D.
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO