J. Gordon Melton, Ph. D.
O
Sou Diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana, localizado em Evanston, Illinois, que é um centro de investigação para o estudo dos pequenos grupos religiosos nos Estados Unidos. Tenho sido o Diretor deste centro durante os últimos
Sou um ministro ordenado na Igreja Metodista Unida, tendo sido ordenado
Sou membro da Associação para o Estudo Científico da Religião e da Associação Americana da História da Igreja.
Obtive o Bacharelato no Birmingham Southern College, estudei e obtive o título de Mestre em Divindade do Seminário Teológico Garrett, associado à Igreja Metodista Unida;
Sou autor de cerca de sete livros, e fui um dos editores da Enciclopédia do Metodismo no Mundo, e o autor da Lista de Organizações Religiosas nos Estados Unidos.
Ao longo dos últimos
Estudei Scientology enquanto ministro da Igreja Metodista Unida e Diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana. Baseado na minha vasta experiência como erudito de movimentos religiosos, nos meus estudos das doutrinas, crenças e práticas da Igreja de Scientology, nas minhas visitas a várias Igrejas de Scientology (incluindo a Igreja de Scientology do Missouri) e nos meus longos encontros com vários ministros da Igreja de Scientology, considero que Scientology é uma religião no sentido mais lato da palavra. Tem uma doutrina bem consolidada, incluindo uma crença num Ser Supremo, uma crença na liberdade do espírito e na imortalidade do espírito; um sistema de culto e liturgia, um extenso programa de aconselhamento pastoral e um ministério orientado para servir a comunidade que incorpora as doutrinas e crenças da Igreja. Um programa tão completo raramente é alcançado na primeira geração de uma religião nova. O meu estudo da Igreja inclui presença numa cerimónia de casamento de Scientology, bem como presença no culto dominical da Igreja. Os rituais da Igreja, incluindo o seu culto, casamentos, batizados e funerais, estão especificados nas Cerimónias da Igreja Fundadora de Scientology e nos Antecedentes e Cerimónias da Igreja de Scientology. Estes seguem padrões tradicionais e são liderados pelo ministro da Igreja.
A Igreja de Scientology adota uma crença, uma devoção e o culto de um «Ser Supremo», bem como uma crença na imortalidade do espírito e considera que o homem é um ser espiritual. Isto é evidente em toda a vida do grupo — no programa que a Igreja estabeleceu, nas suas crenças e práticas, e na sua literatura, incluindo nos livros acima mencionados.
As suas crenças, culto e relação com Deus ou um Ser Supremo são ainda mais evidenciadas no programa de assistência pastoral da Igreja, no culto em grupo, na vida em comunidade e no programa de crescimento espiritual.
A Igreja trata das questões religiosas básicas de onde viemos, porque é que estamos aqui e para onde é que vamos.
A Igreja de Scientology realiza regularmente o seu culto dominical que, apesar de não ser a parte essencial da semana como acontece na Igreja Metodista, proporciona contudo o culto da comunidade para o grupo.
A Igreja de Scientology é decididamente uma religião no sentido mais lato da palavra.
A Igreja difunde regularmente as suas crenças através dos canais tradicionais da liturgia e da disseminação das suas publicações religiosas e nos seus programas comunitários.
A Igreja de Scientology é decididamente uma religião no sentido mais lato da palavra.
10 de maio de 1981