Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

UM CURTO ESTUDO DA RELIGIÃO DE SCIENTOLOGY

J. Gordon Melton, Ph. D.

O Dr. Melton escreveu em 1981:

Sou Diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana, localizado em Evanston, Illinois, que é um centro de investigação para o estudo dos pequenos grupos religiosos nos Estados Unidos. Tenho sido o Diretor deste centro durante os últimos 10 anos.

Sou um ministro ordenado na Igreja Metodista Unida, tendo sido ordenado em 1968; sou Pastor da Igreja Metodista Unida Emanuel, em Evanston, Illinois, e há três anos e meio que ocupo este cargo.

Sou membro da Associação para o Estudo Científico da Religião e da Associação Americana da História da Igreja.

Obtive o Bacharelato no Birmingham Southern College, estudei e obtive o título de Mestre em Divindade do Seminário Teológico Garrett, associado à Igreja Metodista Unida; doutorei-me em História e Literatura das Religiões na Northwestern University (1975).

Sou autor de cerca de sete livros, e fui um dos editores da Enciclopédia do Metodismo no Mundo, e o autor da Lista de Organizações Religiosas nos Estados Unidos.

Ao longo dos últimos 16 anos, para além dos meus deveres como pastor e responsabilidades como Diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana, tenho estado a fazer investigação e acabei de escrever a Enciclopédia das Religiões Americanas, uma obra de referência muito abrangente que examina aproximadamente 1200 religiões americanas e que descreve a história, as práticas e as crenças religiosas de cada uma delas. Tanto quanto sei, esta é a primeira obra de tamanha magnitude desde 1936.

Estudei Scientology enquanto ministro da Igreja Metodista Unida e Diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana. Baseado na minha vasta experiência como erudito de movimentos religiosos, nos meus estudos das doutrinas, crenças e práticas da Igreja de Scientology, nas minhas visitas a várias Igrejas de Scientology (incluindo a Igreja de Scientology do Missouri) e nos meus longos encontros com vários ministros da Igreja de Scientology, considero que Scientology é uma religião no sentido mais lato da palavra. Tem uma doutrina bem consolidada, incluindo uma crença num Ser Supremo, uma crença na liberdade do espírito e na imortalidade do espírito; um sistema de culto e liturgia, um extenso programa de aconselhamento pastoral e um ministério orientado para servir a comunidade que incorpora as doutrinas e crenças da Igreja. Um programa tão completo raramente é alcançado na primeira geração de uma religião nova. O meu estudo da Igreja inclui presença numa cerimónia de casamento de Scientology, bem como presença no culto dominical da Igreja. Os rituais da Igreja, incluindo o seu culto, casamentos, batizados e funerais, estão especificados nas Cerimónias da Igreja Fundadora de Scientology e nos Antecedentes e Cerimónias da Igreja de Scientology. Estes seguem padrões tradicionais e são liderados pelo ministro da Igreja.

A Igreja de Scientology adota uma crença, uma devoção e o culto de um «Ser Supremo», bem como uma crença na imortalidade do espírito e considera que o homem é um ser espiritual. Isto é evidente em toda a vida do grupo — no programa que a Igreja estabeleceu, nas suas crenças e práticas, e na sua literatura, incluindo nos livros acima mencionados.

As suas crenças, culto e relação com Deus ou um Ser Supremo são ainda mais evidenciadas no programa de assistência pastoral da Igreja, no culto em grupo, na vida em comunidade e no programa de crescimento espiritual.

A Igreja trata das questões religiosas básicas de onde viemos, porque é que estamos aqui e para onde é que vamos.

A Igreja de Scientology realiza regularmente o seu culto dominical que, apesar de não ser a parte essencial da semana como acontece na Igreja Metodista, proporciona contudo o culto da comunidade para o grupo.

A Igreja de Scientology é decididamente uma religião no sentido mais lato da palavra.

A Igreja difunde regularmente as suas crenças através dos canais tradicionais da liturgia e da disseminação das suas publicações religiosas e nos seus programas comunitários.

A Igreja de Scientology é decididamente uma religião no sentido mais lato da palavra.

J. Gordon Melton
10 de maio de 1981

J. Gordon Melton é o fundador e diretor do Instituto para o Estudo da Religião Americana em Santa Bárbara, Califórnia. Ele liderou um programa de investigação sobre muitas religiões americanas diferentes, com especial incidência nos novos movimentos religiosos que se tornaram tão proeminentes na América desde 1965. Ele é autor/editor de mais de 20 livros, incluindo a Enciclopédia das Religiões Americanas (4ª ed., 1994), A Experiência do Culto, a Enciclopédia da Nova Era, os Líderes Religiosos da América, e mais recentemente, a Enciclopédia da Religião Afro-americana. O Dr. Melton é um ancião na Igreja Metodista Unida e serviu no departamento dos Estudos Religiosos da Universidade da Califórnia.

II. Scientology: uma Nova Religião
por Samuel S. Hill, Ph.D.
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO