XI.I. A Eliminação de Preconceitos Culturais
Há várias dificuldades distintas na avaliação de novos movimentos religiosos. Uma é que, na maioria das sociedades, há pressupostos não declarados sobre a religião que premeiam a antiguidade e tradição. O uso e expressão religiosa é frequentemente legitimado por referência específica a tradição. A inovação em matéria de religião não é facilmente promovida ou aceite. Um segundo problema é a forte postura normativa da ortodoxia (particularmente na tradição
XI.II. O Caso Até Agora
A discussão acima é necessariamente abrangente e discursiva, envolvendo en passant comparações com outros movimentos religiosos, e uma revisão de literatura produzida por Scientologists e literatura sobre Scientology produzida por comentadores académicos. A história, doutrinas, práticas e organização religiosas e implicações morais de Scientology foram estudadas brevemente com especial atenção às facetas mais em debate nesta avaliação do estatuto religioso do movimento. Uma tal avaliação, na qual foram apresentadas muitas considerações pertinentes, satisfaz a alegação de que Scientology é uma religião. No entanto, visto que tentamos (parág. II.I acima) definir em termos de generalização abstrata as características e funções que são de divulgação ampla, e por isso de alta probabilidade, em sistemas religiosos, agora é apropriado usar este modelo deliberadamente como um ponto de referência para a alegação de que Scientology é uma religião. Há grandes divergências entre a terminologia usada em Scientology e nas especificações do modelo, mas isto pode, pelo menos em certa medida, ser o caso de muitos, talvez de todos os movimentos religiosos. No entanto, admitindo a generalidade dos conceitos abstratos usados, deve ser possível percecionar, sem dificuldades indevidas ou potencial para desacordo, até que ponto Scientology satisfaz o desiderato do inventário que produzimos.
XI.III. Scientology à Luz dos Indícios de Religião
Agora comparamos os atributos de Scientology com o inventário probabilístico das características e funções de religião estabelecidas em Parág. II.I acima. Anotamos os itens em que Scientology concorda, como Acordo ou Acordo Qualificado, aqueles em que não corresponde, como
(a) Os thetans são entidades que transcendem o sentido normal de perceção. De notar também que Scientology afirma a existência de um ser supremo. Acordo.
(b) Scientology postula que os thetans criaram a ordem natural. Acordo.
(c) Os thetans ocupam corpos humanos, o que significa intervenção contínua no mundo material. Acordo.
(d) Os thetans operavam antes do curso da história humana, e
(e) A atividade dos thetans e a atividade dos seres humanos são idênticas. As vidas futuras do thetan serão profundamente afetadas na medida em que ele consiga liberação da mente reativa, além de ser profundamente afetado pelo mesmo processo na sua vida presente. Acordo.
(f) A audição e o treino são meios pelos quais um indivíduo pode influenciar o seu destino, certamente nesta vida e nas vidas dos corpos que ele pode vir a ocupar mais tarde. Acordo.
(g) Rituais como simbolismo no sentido tradicional de adoração (e.g., Missa Católica) são mínimos e rudimentares em Scientology, como entre os quakers, mas existem. No entanto, adotando uma posição conservadora, podemos considerar este ponto como indeterminado.
(h) Ação aplacadora (e.g., sacrifício ou penitência) está ausente de Scientology. O indivíduo procura sabedoria e esclarecimento espiritual. Não Acordo.
(i) Expressões de devoção, gratidão, submissão e obediência a entidades sobrenaturais estão praticamente ausentes, excepto nos ritos de passagem prescritos em Scientology. Não Acordo.
(j) Embora Scientology tenha uma língua distintiva que fornece um meio de reforço de valores internos do grupo, e as Escrituras ou ensinamentos de
(k) Atuações para celebração ou penitência coletiva não são uma característica forte de Scientology, mas nos últimos anos o movimento desenvolveu algumas ocasiões comemorativas, incluindo a celebração do aniversário do nascimento de
(l) Os Scientologists
(m) Scientology não é uma religião altamente moralística, mas tem aumentado a preocupação com a correção moral à medida que as implicações totais das suas premissas metafísicas têm sido realizadas.
(n) Scientology coloca forte ênfase na seriedade de propósito, compromisso sustentado e lealdade à organização e seus membros. Acordo.
(o) Os ensinamentos de transmigração em Scientology satisfazem integralmente este critério. A mente reativa acumulativa corresponde a demérito para o thetan, e tal demérito pode ser reduzido por meio da aplicação de técnicas Scientológicas. Acordo.
(p) Scientology tem funcionários que servem primariamente de «confessores» (auditores), e alguns deles também são capelães sendo as suas funções principalmente expositivas e pastorais. Os auditores, supervisores de curso e capelães (de facto, todos os membros de staff) procuram proteger de contaminação a teoria e a prática de Scientology, e neste sentido são guardiões. Acordo.
(q) Os auditores, supervisores de curso e capelães são pagos. Acordo.
(r) Scientology tem um corpo de doutrina metafísica que oferece uma explicação para o significado da vida e o seu propósito, e uma teoria elaborada de psicologia humana, bem como uma explicação da origem e do funcionamento do universo físico. Acordo.
(s) A legitimidade de Scientology está numa forma de revelação por
(t) As afirmações de veracidade de algumas doutrinas de Scientology estão além de teste empírico, mas
XI.IV. A Comparação Revista
A avaliação precedente de Scientology à luz do inventário probabilístico de religião resulta em onze itens em que há acordo, cinco itens em que há acordo qualificado, três itens sobre os quais não há acordo; e um item que é indeterminado. Não se pode assumir que estas várias características e funções da religião têm, naturalmente, igual peso, e que a contagem numérica não deve produzir uma base indevidamente mecanicista para avaliação. Alguns itens — por exemplo, a existência de um corpo pago de especialistas — embora comum às religiões, não se limitam a religiões, e podem portanto ser considerados de menos importância do que alguns outros itens. De forma semelhante, o elemento aplacador que é comum em religião pode ser considerado uma mera característica residual de padrões anteriores de dependência quase mágica da qual organizações religiosas instituídas mais recentemente podem
XI.V. Os Scientologists Percecionam as suas Crenças como uma Religião
Não se deve permitir que o uso do inventário acima crie uma impressão de que as conclusões apresentadas nesta opinião recorrem apenas a raciocínio formal ou abstrato. O inventário é uma base contra a qual se avalia a evidência empírica — isto é: comportamento observado. Muitos Scientologists têm um forte sentido do seu próprio compromisso religioso. Eles percecionam as suas crenças e práticas de Scientology como uma religião, e muitos
Tomando tudo isto em conta, é claro para mim que Scientology é uma religião legítima e deve ser considerada como tal.
XI.VI. Mudança Contemporânea em Religião Tout Court
Temos notado que todas as religiões têm passado por um processo de evolução: elas mudam ao longo do tempo. Também acontece que a religião per se experimenta mudança. Como um produto social, a religião assume muito da cor e carácter da sociedade em que funciona, e movimentos mais recentes revelam características que não se encontravam em movimentos mais antigos (pelo menos na altura da sua origem). Hoje em dia, novos desenvolvimentos em religião tornam evidente que há muito menos interesse por uma realidade objetiva «lá fora», e mais interesse na experiência subjetiva e
Bryan Ronald Wilson
fevereiro de 1995