Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

X. Scientology e Outras Fés

X.I. Algumas Semelhanças de Scientology e Outras Fés

Scientology difere radicalmente das igrejas cristãs tradicionais e seitas discordantes em questões de ideologia, prática e organização. No entanto, tomando o ponto de vista geral que deve prevalecer numa sociedade multicultural e multirreligiosa, é evidente que em todos os pontos essenciais, Scientology ocupa uma posição muito próxima da de outros movimentos que são indiscutivelmente religiões. Ideologicamente, tem importantes semelhanças com a escola Sankhya do hinduísmo. Nas suas atividades congregacionais, que são, no entanto, muito menos centrais do que do que acontece com movimentos inconformistas, existem no entanto pontos de ênfase que não são diferentes dos de alguns corpos inconformistas. Os seus objetivos soteriológicos são enfaticamente metafísicos, e em alguns aspetos assemelham-se aos da Ciência Cristã.

X.II. Filiação Dual

Uma característica distintiva de Scientology é que não requer que os membros abandonem outras crenças e afiliações religiosas quando abraçam Scientology. Pode inferir-se desta caraterística que Scientology se contentou com ser um conjunto de crenças e práticas meramente adicional ou suplementar, porém uma tal inferência seria injustificada. Falei com altos funcionários da igreja, bem como com Scientologists individuais sobre este aspeto de Scientology e a resposta deles foi que, enquanto não seja necessária, a exclusividade ocorre como uma questão de prática. De acordo com eles, à medida que se envolve mais com Scientology, a pessoa inevitavelmente põe de lado a sua fé prévia. Por exemplo, a minha experiência é que um judeu que se torna um Scientologist poderá permanecer afiliado no judaísmo por razões culturais e poderá celebrar dias santos judeus com a família e amigos, mas ele não praticaria e não acreditaria em teologia judaica. Do meu ponto de vista como erudito esta explicação parece correta. Os Scientologists encaram a sua fé como uma religião completa que exige dedicação dos seus membros.

Além disso, embora seja uma característica da tradição judaico-cristã-muçulmana que o compromisso religioso é exclusivo e que a filiação dupla ou múltipla não é tolerada, este princípio está longe de ser universal entre as religiões. Isso não é exigido na maioria dos ramos do hinduísmo e do budismo. O Buda não proibiu a adoração de deuses locais. O hinduísmo é tolerante com respeito a lealdades plurais. No Japão, um grande número de pessoas consideram-se tanto budistas como xintoístas. A simbiose de religiões é um fenómeno bastante conhecido e em certos aspetos ocorreu no cristianismo (por exemplo, na tolerância do espiritismo ou pentecostalismo por certos bispos anglicanos, mesmo que estes sistemas de crença não tenham sido especificamente acomodados pela doutrina oficial). O facto de Scientology adotar a respeito de afiliações duais ou múltiplas uma posição diferente do conservadorismo assumido no cristianismo ocidental não é uma razão válida para lhe negar o estatuto de religião.

X.III. Elementos Exotéricos e Esotéricos de Scientology

A imagem pública de Scientology não satisfaz os estereótipos gerais de religião. A sua literatura pode ser dividido em literatura exotérica com ampla circulação, e literatura esotérica. A literatura exotérica diz respeito principalmente aos princípios básicos da metafísica de Scientology e sua aplicação prática em ajudar as pessoas a lidar com os seus problemas de comunicação, relacionamentos, e a manutenção de orientações inteligentes, racionais e positivas para a vida. A coleção restrita de literatura esotérica, que está à disposição só de estudantes avançados de Scientology, apresenta uma exposição mais ampla da metafísica da religião e também técnicas de audição mais avançadas. Apresenta com mais detalhe a teoria do theta (pensamento primordial de espírito), a sua deterioração ao envolver-se no universo material de matéria, energia, espaço e tempo no processo de vidas passadas, e indica a forma de o homem poder adquirir — mais rigorosamente, recuperar — capacidades sobrenaturais. Só os Scientologists que estão bem avançados são considerados capazes de compreender a importância desta exposição do sistema de crença e de compreender integralmente os níveis mais elevados de procedimentos de audição expostos na literatura esotérica.

Ao diferenciar entre ensinamentos exotéricos e esotéricos, Scientology não é de modo nenhum caso único entre as religiões. Sobre o princípio enunciado por Jesus «Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora» (João 16:12) e por Paulo ao distinguir entre alimento sólido para crentes experientes e leite para crianças (I Cor. 3:1 a 3, e Hebreus 5:12-14), vários movimentos cristãos têm mantido uma distinção entre doutrinas e práticas elementares e avançadas. O tradição gnóstica geral nas orlas do cristianismo estava explicitamente comprometida com a preservação de doutrinas esotéricas, e movimentos contemporâneos por vezes categorizados pelos eruditos como seitas do «tipo gnóstico» normalmente fazem tais distinções. Um exemplo é a Ciência Cristã, cujos ensinamentos gerais são ampliados por assuntos de conteúdo confidencial ensinados àqueles que aspiram a tornar-se praticantes reconhecidos por professores designados em classes especiais. Para além destes casos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias admite às suas cerimónias especiais apenas aqueles mórmones que estejam em bons termos e recebam uma autorização do seu bispo: isso indica, nomeadamente, que eles têm estado a cumprir o seu compromisso de entrega à igreja do dízimo dos seus ganhos: nenhuns outros são autorizados a ver estes rituais. Perto da corrente protestante dominante, muitas vezes os pentecostalistas revelam o significado completo do seu ensinamento e prática dos «dons do Espírito» só em serviços designados e não nas reuniões concebidas para atrair público não pentecostal. A justificação dessa diferenciação é também um princípio educativo — o material avançado está disponível só para aquelas pessoas que tiveram instrução anterior e mais elementar que lhes permite assimilar níveis mais elevados de instrução. Esta é a posição tomada por Scientology, cujos ensinamentos requerem empenho concentrado e sistematizado dos estudantes.

XI. Indícios de Religião Aplicados a Scientology
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO