Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

VI. O OBJETIVO FINAL DE SCIENTOLOGY

Nas palavras do próprio L. Ron Hubbard, os objetivos de Scientology são: «Uma civilização sem insanidade, sem criminosos e sem guerra, onde os capazes possam prosperar e os seres honestos possam ter direitos, e onde o Homem seja livre para se elevar a maiores alturas.» (Veja O Que é Scientology?)

Como o objetivo para o indivíduo, a Scientology procura a salvação do Homem, a sua libertação espiritual e a liberdade das barreiras que a existência lhe tem vindo a impor. Mas nenhum homem pode ser livre sem que a sociedade também seja livre. A busca da responsabilidade é a principal via pela qual os scientologists procuram a sua liberdade; responsabilidade essa que exige melhorarmos a nossa vida e a do nosso semelhante antes de alcançarmos objetivos superiores.

Objetivos de tal amplitude não poderiam ser alcançados unicamente através do trabalho pastoral realizado pelos adeptos. Por essa razão, a Igreja de Scientology Internacional criou diferentes grupos ou associações que realizam campanhas sociais dedicadas a esses propósitos. Um deles é a ABLE (Association for Better Living and Education [Associação para uma Vida e Educação Melhores]), que patrocina vários programas de ajuda na comunidade; Narconon, que presta serviços de prevenção e reabilitação no campo das drogas; Criminon, que tem programas em vários países para educar e reabilitar criminosos; Escolástica Aplicada, que realiza campanhas de educação e alfabetização em áreas e bairros desfavorecidos; e a Fundação o Caminho para a Felicidade, que se baseia no livro do mesmo título de L. Ron Hubbard e desenvolve campanhas com crianças e adolescentes para restabelecer códigos de conduta que ajudam a comunidade, tais como programas para a proteção do meio ambiente, programas de estudo, programas de assistência civil, etc.

Outro grupo importante criado pela Igreja de Scientology é a Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos que tem recebido prémios internacionais pelas suas investigações e denúncias realizadas no campo da saúde mental.

De importância especial é o Corpo de Ministros Voluntários, formado por scientologists em todo o mundo, que trabalham em conjunto com especialistas e autoridades em casos de acidentes, desastres naturais ou eventos trágicos em que a ajuda é necessária. Esses voluntários são perfeitamente treinados para prestar alívio e primeiros socorros às pessoas enquanto o corpo médico e trabalhadores da defesa civil entram em ação.

VII. Scientology é uma Religião?
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO