V. O ASPETO ORGANIZACIONAL

A nível mundial, a Igreja de Scientology está estruturada em diferentes igrejas, com diversos nomes de acordo com o seu estatuto e tamanho.

No nível mais baixo encontram-se os grupos e as missões de Scientology e Dianetics. Estas são pequenas comunidades de scientologists, lideradas por um ou vários ministros ordenados que ministram serviços básicos de aconselhamento espiritual, cerimónias religiosas e que se reúnem para estudar as Escrituras de Scientology, no nível mais baixo. Eles não podem ordenar nem preparar ministros nem ministrar os serviços religiosos de audição dos níveis de OT (Thetan Operante).

No nível seguinte há as igrejas de Scientology. Estas podem preparar e ordenar ministros e ministram audição até ao nível de Clear.

Acima destas estão as igrejas avançadas. Estas treinam os ministros do nível mais alto e ministram aconselhamento pastoral de alguns dos níveis de Thetan Operante.

A Organização de Serviço de Flag da Igreja de Scientology, em Clearwater, Florida, é a de mais alto nível de todas as organizações avançadas. Ela treina pessoas nos mais altos níveis ministeriais e os scientologists vão lá para ascender a níveis elevados de OT.

Um caso especial é a Igreja de Scientology sediada no Freewinds, um navio que opera nas ilhas das Caraíbas, que ministra um nível de OT específico que não pode ser recebido em nenhuma outra igreja.

Este tipo de estrutura de serviços religiosos é comum a praticamente todas as religiões conhecidas, na medida em que os diferentes níveis de preparação do clero não são acessíveis em todos os centros, mas apenas nas instituições centrais (Roma, Tibete, Telavive e Meca). É aí que os missionários, os monges ou os sacerdotes podem receber a ordenação do mais alto nível.

Em relação à comunidade religiosa de Scientology, eles formam uma verdadeira comunidade de ministros e religiosos, que vivem em comunidade, com total dedicação aos propósitos da Igreja e com abandono de interrupções mundanas e futilidades.

A Organização do Mar, que recebeu o nome da tripulação original que guarneceu os navios comandados pelo seu fundador nos primeiros tempos, tem 5 localizações principais no mundo que executam várias funções — embora existam grupos de missionários e membros em muitos dos países onde Scientology está presente. Essas 5 sedes estão situadas em East Grinstead (Reino Unido), Copenhaga, Los Angeles, Clearwater (Florida) e Sydney. Nessas cinco sedes, mais do que em qualquer outro lugar, pode-se sentir o verdadeiro espírito de uma comunidade dedicada à sua obra evangelizadora e pastoral. Embora não haja obrigação de celibato para os ministros de Scientology, essas comunidades assemelham-se, no seu funcionamento e dedicação, às de muitas outras religiões, incluindo a Igreja Católica. Os membros da Organização do Mar seguem um código de ética muito rigoroso que inclui relações sexuais muito éticas e monogâmicas, abstinência completa de todo o uso de drogas e dedicação completa da sua vida à realização dos objetivos da religião.

É claro que a formação de ministros dos níveis mais altos, a audição até aos níveis mais altos de Thetan Operante, o ministério dos níveis mais altos de organização e a responsabilidade pelo nível de ética de Scientology a nível internacional estão apenas nas mãos dos membros da ordem religiosa chamada Organização do Mar, que se dedicam exclusivamente a este trabalho.

VI. O Objetivo Final de Scientology
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO