Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

IV. De Dianética a Scientology

Dianetics originalmente foi um método terapêutico bastante limitado desenvolvido por Hubbard. Tornou-se amplamente conhecida em 1950 quando o best-seller de Hubbard Dianetics: O Poder da Mente Sobre o Corpo foi publicado. O objetivo de Dianética era libertar o Homem das suas experiências traumáticas e das imagens mentais ou engramas destas, para que ele pudesse atingir um estado a que Hubbard chamou «Clear».

Quase de imediato, Dianetics começou a expandir-se para Scientology, na qual a metafísica e a espiritualidade são acentuadas. Baseia-se na ideia de que o Homem é basicamente um ser espiritual, ou thetan. A tarefa de Scientology é retornar o thetan, que caiu sob o domínio da ignorância e da matéria, uma vez mais à consciência da sua natureza espiritual autêntica.

Nenhuma religião nasceu completa. Só passadas décadas ou mesmo séculos é que uma religião evoluiu para uma religião consciente de si mesma. Por exemplo, a compreensão teológica e a organização denominacional do cristianismo demoraram várias décadas a tomar forma. Seria injusto supor que Scientology teria nascido imediatamente na sua forma final.

V. A Divindade e a Vida depois da Morte
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO