Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

PREFÁCIO

A mensagem religiosa e a prática religiosa da Igreja de Scientology surgem e são ensinadas à humanidade numa época em que as mensagens espirituais são extremamente difíceis de entender. Há muitas razões sérias para que a realidade subjetiva de uma pessoa esteja impedida de receber qualquer mensagem espiritual.

Vamos nomear apenas algumas:

1. Secularização massiva da consciência pública.

2. Os sistemas, doutrinas e práticas religiosas tradicionais não inspiram a maioria dos contemporâneos.

3. Cismas de igrejas convencionais estimulam um sentido de desconfiança e desapontamento nos crentes comuns e levam-nos a virar-se para fontes diferentes das estruturas convencionais.

4. A perda de experiência emocional do alicerce espiritual da própria pessoa e a falsa identificação do «Eu» com valores transitórios — isto é, a perda de identidade espiritual — é a perda da capacidade de se visualizar num contexto espiritual mais amplo do que a vida atual.

A situação é agravada devido a numerosas crises sociais, políticas, ecológicas e culturais, cujas fontes criam raízes no esquecimento da pessoa da sua própria natureza espiritual. A pessoa perdeu o conhecimento do «Eu» como um ser espiritual e disso resultam catástrofes/desastres e choques externos, i.e., a pessoa perdeu a sua identidade espiritual e identifica-se com valores falsos. Como esta autoidentificação falsa já foi demasiado longe, a redescoberta da verdadeira identidade e autoconsciência como um ser espiritual requer que a pessoa percorra um longo caminho especial — aquele que conduz ao renascimento da autoidentificação espiritual. O caminho de regresso à autoidentificação espiritual nem sempre passa por um sistema religioso convencional. Pelo contrário, muitas pessoas procuram um caminho fora dos sistemas religiosos convencionais, e elas têm com certeza o direito de seguir um caminho de restauração e renascimento espiritual fora dos sistemas religiosos convencionais, se as tradições se mostrarem incapazes de uma resposta adequada para os desafios modernos.

Na sua prática religiosa e mensagens religiosas Scientology dá a resposta e indica um caminho para o renascimento espiritual. A Igreja de Scientology dirige a pessoa cujo ponto de vista foi moldado por uma época não religiosa, e usa costumes e tendências criados por esta época específica com o propósito expresso de ressuscitar a autoconsciência espiritual.

Na sua prática religiosa e mensagens religiosas Scientology dá a resposta e indica um caminho para o renascimento espiritual. A Igreja de Scientology dirige a pessoa cujo ponto de vista foi moldado por uma época não religiosa, e usa costumes e tendências criados por esta época específica com o propósito expresso de ressuscitar a autoconsciência espiritual. A Igreja de Scientology leva em conta a diversidade religiosa e confessional da sociedade moderna. Consequentemente a mensagem espiritual da Igreja de Scientology é dirigida a todos os grupos religiosos e permite que as pessoas de outras religiões pratiquem Scientology e que as que pertencem à Igreja de Scientology pertençam a outras religiões.

A missão da Igreja de Scientology tem uma importância especial para países pós-totalitarismo. Todas as barreiras ao renascimento espiritual acima mencionadas no mundo moderno multiplicam-se num local pós-totalitarismo. A essas devemos acrescentar uma tarefa extremamente importante, desconhecida nos países com instituições democráticas avançadas: a tarefa de reconstruir as instituições da sociedade civil que foram completamente destruídas no período de regimes totalitários. Aqui referimo-nos a instituições de autogestão comunitária e local e à necessidade de treinar a população em perícias de construção de comunidade. E é aqui que a experiência da Igreja de Scientology em construir uma comunidade, e as suas tecnologias de treino espiritual, podem desempenhar e já desempenham um papel significativo na criação de uma nova base espiritual em lugares com governos não totalitários.

A situação é agravada por conflitos interétnicos e políticos que, num local pós-totalitarismo, ameaçam constantemente evoluir para situações internacionais e inter-religiosas. A experiência de êxito que a Igreja de Scientology tem em trabalho inter-religioso é portanto também um assunto urgente para novos estados, países e territórios.

Scientology dirige-se à pessoa que está pronta para procurar a sua verdadeira natureza espiritual na sua própria força. Scientology faz promessas claras e indica os critérios para a satisfação destas promessas. Ela é especialmente importante para pessoas compelidas a confiar apenas em si mesmas e na sua própria força e que simultaneamente procuram uma base espiritual e justificação de soberania e independência pessoal numa esfera espiritual. Há muitas pessoas destas em todos os estratos sociais e profissionais da Rússia moderna. Então quais são as razões de natureza religiosa/espiritual intrínseca que tornam a imagem de Scientology atraente para pessoas de pensamento independente, ativas e desconfiadas na era pós-totalitarismo? Para este fim é necessário compreender algumas das características fundamentais de Scientology como uma doutrina e como uma organização de igreja e também o seu valor para pessoas que não encontraram respostas na igreja tradicional.

Scientology dirige-se à pessoa que está pronta para procurar a sua verdadeira natureza espiritual na sua própria força.

É especialmente necessário responder a estas perguntas: O que é Scientology como um sistema teológico? Como é que ela aborda o problema de manter o conhecimento sagrado? Qual é a estrutura da mensagem espiritual de Scientology? Qual é a estrutura de nova existência em Scientology e qual é a sua compreensão do Absoluto?

Nas respostas preliminares a estas perguntas tentaremos esclarecer a razão para o sucesso rápido de Scientology na Rússia e nos países pós-totalitarismo como um todo.

I. Scientology como Um Sistema Teológico
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO