Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

IV. Compreender o Absoluto: Estruturas de Nova Existência, Existência Mais Elevada

Compreender o Absoluto está no centro de muitos sistemas teológicos. Porém, para discutir este assunto, é preciso confiar não só na palavra escrita mas também em testemunhos orais.

Ao examinar algumas das características do conceito do Absoluto de Scientology, nós comparamo-las com as noções firmes do Absoluto que se desenvolvem noutros sistemas teológicos.

IV.I. Existência Pessoal ou Impessoal

A existência mais elevada, ou Absoluto, é impessoal em natureza, uma condição da existência do ser espiritual pessoal e também dessas criações que emergem como resultado do jogo criativo jogado pelo «Eu» omnipotente e eterno.

IV.II. Continuidade ou Descontinuidade de Comportamento entre Universo Físico (MEST) e Ser Espiritual

Embora este problema não seja levantado na sua forma geral e como tal não seja de interesse para prática espiritual, deve ser reconhecido com grande probabilidade que as relações entre o criador e o mundo criado (composto de Matéria, Energia, Espaço e Tempo que constitui a acrónimo MEST) estão interrompidas, i.e., entre eles não existe uma transição contínua gradual. Quanto ao Absoluto (na medida em que esta questão abstrata é de interesse prático), ele é visto como uma essência imanente, que pode ser alcançada pelo Ser Espiritual e é o resultado que aguarda qualquer pessoa que percorra o caminho pessoal na Ponte para a Liberdade Total.

IV.III. O Problema de Revelação em Scientology

A revelação é dada em Scientology uma vez e completamente pela personalidade, a vida e os textos de L. Ron Hubbard. Por conseguinte, a tarefa dos membros da igreja consiste em estudar e aplicar a mensagem de L. Ron Hubbard. Aqui está a base para as referências contínuas a afirmações e textos de L. Ron Hubbard. A função e o papel dos textos de Hubbard no sermão, no serviço e na prática diária dos ministros e assistentes da igreja é o papel de Revelação.

IV.IV. Compreensão Verbal e Não-Verbal do Absoluto

Quanto à Scientology, a compreensão não-verbal do Absoluto é típica, para a teologia apofática. A compreensão apofática do Absoluto está ligada ao carácter formal prático da tradição espiritual de Scientology que expõe o modo de o alcançar em vez de o descrever. A jornada para estados mais elevados de consciência — que é austera na forma — é exclusiva da teologia apofática. Típico da teologia apofática é a presunção da impossibilidade básica de descrever com palavras os estados de consciência mais elevados. Além disso, pressupõe-se que as palavras só distorcem a experiência do Absoluto. Scientology é um exemplo clássico de um sistema religioso apofático.

Michael A. Sivertsev, Ph.D.
Moscovo
julho de 1995

Autor
DESCARREGUE O LIVRO BRANCO