Como Ficar Bem | Centro de Recursos para a Prevenção

Sobre as Fontes de Scientology

Uma visão global, da rápida expansão de literatura sobre a Igreja de Scientology, sugere uma distinção que poderia ser feita, basicamente, em quatro categorias de publicações:

1. Os escritos e conferências gravadas e os filmes de L. Ron Hubbard, que são as Escrituras de Scientology.

2. Para além do extraordinário volume das Escrituras de L. Ron Hubbard sobre a natureza do Homem e como levá-lo até à salvação, a própria Igreja tem produzido e publicado um grande número de textos e de audiovisuais, sobre a sua história e o seu presente, especialmente em relação ao seu 40º aniversário em 1994; o foco destas publicações reside nos textos canónicos da Igreja e na sua história interna.

3. Algumas das publicações ainda provêm do facto de a Igreja de Scientology ter estado no centro de um debate crítico nos meios de comunicação social de vários países, desde a sua fundação em 1954; estes textos vindos de estranhos são muitas vezes polémicos e comportamentais.

4. Em anos recentes, tem aumentado uma literatura sociológica e religiosa mais neutra sobre a Igreja de Scientology. Isto é devido à opinião partilhada por muitos estudiosos da atualidade de que Scientology é uma «religião». Tipicamente, a Igreja de Scientology tem sido reconhecida como uma «nova religião» nos mais recentes manuais publicados por historiadores e sociólogos de religiões, como Barker, Holm, Melton, Wilson, etc.

A maior parte dos estudos sobre Scientology são baseados em literatura. A história de Scientology é tão curta, que poderia, no entanto, obter-se notável informação nova através de trabalho de campo incluindo, por exemplo, a observação e entrevistas a informadores chave e paroquianos. Para além da literatura, foi possível encontrar e entrevistar alguns funcionários das sedes finlandesa, dinamarquesa e europeia, da igreja em Copenhaga e Helsínquia e observar as funções da igreja na prática. No decurso da escrita deste relatório, foram-nos gentilmente disponibilizados vários documentos, manuais, relatórios impressos e não impressos, relacionados com o passado e o estado atual da Igreja de Scientology e o seu desenvolvimento em vários países.

Juha Pentikäinen
Marja Pentikäinen
Helsínquia, Finlândia
maio de 1996

DESCARREGUE O LIVRO BRANCO