O que se segue agora é um inventário de itens que provavelmente devem ser identificados em qualquer movimento, organização ou sistema de ensinamentos para poder demonstrar que essa é uma religião. Nem todos estes itens serão normalmente encontrados em qualquer caso, e
(1) a crença em um agente (ou agentes) que transcende(m) a percepção sensorial normal e que poderá mesmo incluir todo um postulado de ordem espiritual do ser;
(2) a crença de que um agente não só afeta apenas o mundo natural e a ordem social, mas opera diretamente sobre este e poderá ter sido criada por ele;
(3) a crença de que por vezes no passado, houve uma intervenção sobrenatural explícito nos assuntos humanos que ocorreram;
(4) a crença de que agentes sobrenaturais monitoraram a história e o destino humanos: quando estes agentes estão antropomorficamente apresentados crê-se que normalmente têm propósitos definidos;
(5) a crença de que o destino do homem nesta vida e na vida depois da morte (ou vidas) depende de relações estabelecidas com, ou de acordo com, estas agências transcendentais;
(6) poderá (mas não invariavelmente) acreditar-se que embora agentes transcendentes possam ditar arbitrariamente o destino de um indivíduo, o indivíduo poderá, por meio de se comportar de formas definidas, influenciar a sua experiência nesta vida ou na vida futura (ou vidas) ou ambas,
(7) existem ações definidas para o indivíduo, grupo, ou atuações representantes — nomeadamente, rituais;
(8) há elementos de ação conciliadora pela qual os indivíduos ou grupos podem rogar por assistência especial às fontes sobrenaturais;
(9) expressões de louvor, devoção, gratidão, reverência ou obediência são oferecidas por ou em alguns casos, exigidas de crentes, normalmente na presença de agente(s) sobrenatural(is) simbólicos da fé, tais manifestações de atitude constituem adoração;
(10) linguagem, objetos, lugares, edifícios, épocas que são especialmente identificadas com o sobrenatural tornam-se sacras e podem
(11) há atuações regulares de ritual ou exposição, expressões de devoção, celebração, jejum, penitência coletiva, peregrinação religiosa e encenações ou comemorações ou episódios da vida terrena de divindades, profetas, ou os grandes professores;
(12) ocasiões de adoração e palestras de ensinamentos causam nos adeptos um senso de comunhão e relações de boa vontade, amizade e identidade comum,
(13) as regras morais são muitas vezes adotadas pelos crentes, embora as suas áreas de preocupação possam variar: estas poderão ser baseadas em termos legais e ritualistas, ou poderão ser consideradas mais como estando em conformidade com o espírito de uma ética superior e menos específica;
(14) a seriedade de propósito, a manutenção do compromisso e a longa devoção são requisitos normativos;
(15) de acordo com o seu desempenho, os crentes acumulam mérito ou demérito a que está ligada uma economia moral de recompensa e punição. O elo preciso entre a ação e a consequência varia desde efeitos automáticos que provém de dadas causas à crença de que o desmerecimento pessoal poderá ser cancelado através de atos e rituais devotos, por confissão e arrependimento, ou por interferência especial de agentes sobrenaturais;
(16) geralmente existe uma classe especial de funcionários religiosos que servem de guardiões de objetos, escrituras e lugares sagrados, especialistas em doutrina, rituais e aconselhamento pastoral;
(17) tais especialistas são normalmente pagos pelos seus serviços, quer sejam por um tributo, recompensa por funções específicas, ou por um auxílio de custo;
(18) quando os especialistas se dedicam à sistematização de doutrina,
(19)
(20) as reivindicações de verdade do ensinamento e eficácia do ritual não são submetidas a teste empírico, uma vez que os objetivos são, em última análise, transcendentes e é exigida fé tanto para os objetivos como para o meio arbitrário recomendado para a sua consecução.