V. As Definições Modernas de Religião

A lei e a teologia são ambas disciplinas normativas funcionais, e em consequência o preconceito de perspetiva normativa aos quais estão comprometidos turvam as suas definições e assunções. À medida que a escolaridade moderna amplia a nossa familiaridade com as outras culturas, reconhece-se que aquilo que é apropriadamente designado como «religião» muitas vezes se afasta em muitos pormenores relativos a crenças, práticas e organizações institucionais daqueles que caracterizam o Cristianismo. Em consequência, uma definição mais abrangente de religião tem sido procurada e que seja uma que reconheça aquelas outras sociedades que abraçam crenças religiosas, tomam parte em práticas religiosas e mantém as instituições religiosas como diferentes das concepções Cristãs. O aumento da familiaridade com numerosos casos empíricos mostra que é impossível que haja uma assunção expressa mesmo por sérios comentadores académicos no século XIX de que os outros povos além dos Cristãos, Judeus e Muçulmanos, não tivessem «religião».

VI. Definições Eticamente Neutras
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